quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dignidade a venda.

Boa noite senhoras e senhores, começa agora mais um leilão beneficente que irá reunir fundos para a casa do futuro nada promissor.

O produto a ser leiloado hoje é a dignidade do cidadão Florianópolitano, artigo esse raríssimo e de difícil manuseio, pois poucos são os cidadãos nesta cidade ainda dotados desta especiaria rara.
Porém tenho de alertá-los caros compradores, esta dignidade não será nada barata, pois muitos foram os processos vividos ate esse momento que a deixaram ainda mais cotada no mercado de ações.

Como é sabido, a dignidade esta diretamente vinculada a moral e respeito próprio de seu portador e no caso da sociedade ocidental, esta moral e respeito próprio são variáveis muito inconstantes, reagindo diretamente com o valor monetário que este individuo possui (ou pelo menos finge possuir), com as relações sociais vividas e com as necessidades humanas fundamentais.
Segundo o psicólogo norte-americano Abraham Maslow as necessidades humanas estão dividias em diferentes camadas e apartir do momento que é findada a conquista de um degrau, abre-se espaço para o próximo, atingindo por ultimo o degrau da satisfação pessoal.

Como pode-se observar no quadro abaixo, a dignidade estaria locada entre o terceiro e o quarto degrau, ou seja, os dois degraus abaixo ja deveriam ter sido conquistados antes mesmo de se alcançar tais degraus superiores.



Como explicado antes, essa dignidade é rara, pois, sem mesmo ter conquistado as necessidades dos degraus que compenhem a base, ela se apresenta forte e densa.

Porém vamos aos processos:

Caso 01:
Individuo, assinante de um respeitado plano de saúde de caráter nacional tem seu tratamento negado após espera de 1h em hospital particular. Não contente com o fato, este indivíduo pega o celular e liga para a matriz de seu plano de saúde, descobrindo que o problema todo é a não autorização que a filial emite é devido a não vontade de ligar para a matriz e perguntar se o processo está autorizado:

“Senhor, a Unimed Florianópolis não pode ficar gastando interurbano toda vez que o senhor se machucar você deve transferir seu plano para esta cidade se quiser se atendido por nós.”

Cena 02:
É apresentado no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina o documentário Impasse que abordará os problemas vividos pelos usuários de ônibus na cidade de Florianópolis, as manifestações sociais em prol de melhores condições deste mesmo sistema de transporte a o tratamento jurídico/policial/midiático para com os manifestantes e cidadãos de Florianopolis
Mais de 600 pessoas participaram da exibição do documentário que proporcionou belos momentos de euforia e angustia de seus telespectadores. Documentário este que está sendo distribuídos gratuitamente pelas escolas e instituições publicas, mas também vendido para aqueles que quiserem e puderem comprar.



Cena 03:
Professor de ensino médio da rede de escolas particulares de Florianópolis tem seu salário atrasado por mais de dois meses. Coordenação, direção e financeiro utilizam a conhecida técnica ping pong que consiste em jogar a batata quente nas mãos alheias, mas não cumprindo com seu dever prático de pagar devidamente seu funcionário. Não contente com isso, essa mesma instituição, que meses antes pede aos seus professores que apertem os cintos, pois a escola está passando por um período de recessão econômica, contrata outro professor para a vaga daquele que já fazia parte do corpo docente desta escola a mais de quatro anos, sem ao menos avisá-lo do acontecido.

Ato este bem comum neste tipo de empresa, movimento conhecido como “João sem braço” ou em alguns casos, “toma distraído”.

Cena 04:
Estudantes universitários comemoram a novidade no menu do restaurante universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, localizada na ilha de Santa Catarina. Novidade esta foi um strogonoff de camarão e morangos para a sobremesa. Houve casos de estudantes tirando foto dos bandejões incrédulos por estarem comendo algo tão raro e saboroso. Fato este interessante, pois a ilha de Santa Catarina e cidades proximas estão entre as maiores exportadores de camarão do mundo.



Como visto caros senhores, este indivíduo passou por momentos que abalariam qualquer dignidade humana e ainda sim, mantêm se firme e coerente a seus princípios. Porém, segundo fontes seguras, que este indivíduo esta correndo o risco de ser despejado e sofre da síndrome do morto vivo, pois para manter suas contas e compromissos com o trabalho, ele pouco dorme. Para a sua sorte, o ar que ele respira ainda é gratuito, pois todas as outras necessidades básicas para a sobrevivência em sociedade são pagas e muito bem pagas. O que pasmem caros compradores, não quer dizer ser de boa qualidade, mas ao contrario, quanto mais necessários são os processos para a manutenção básica da vida humana, mais caros são seus veículos e em piores condições estão, pois a procura é certa, então não há necessidade de melhora. Afinal, ninguém vai deixar de comer, beber água ou mesmo respirar.

Então caros compradores, vocês que já perderam suas dignidades explorando os cidadãos desta cidade, cometidos de um ato de realização pessoal para alcançar o ultimo estágio da pirâmide, quanto estão dispostos a pagar por esta dignidade genuinamente humana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário